Tenho visto que várias pessoas agora (precisamos de muito mais) tem investido seu tempo em iniciar uma vida mais voltada nos estudos. Essas pessoas entenderam o que o professor Olavo, o Allan, eu há pelo menos dois anos e meio, e outros mais já entenderam: temos que ficar inteligentes antes de querer resolver nossos problemas. Apesar de entenderem isso, não sabem por onde começar.
Primeiro de tudo, eu recomendo entrarem no COF e paralelo a isso irem alimentando o imaginário com literatura clássica de ficção; Dostoievski, Machado de Assis, Gustavo Corção, Tolkien, Shakespeare, teatro grego, coisas assim. Se isso for possível, viável, será excelente. Agora, independente de quem já pode ou ainda não pode entrar no COF ou ler muitos livros de uma vez, aqui eu vou recomendar 5 leituras filosóficas, descritivas e instrucionais que eu fiz e que só me fizeram bem, e eu pessoalmente recomendo essas leituras como um bom começo pois elas vão te situar no espaço e no tempo que estamos vivendo.
Vou explicar cada uma:
-
A primeira é O IMBECIL COLETIVO. Por que? Primeiro por causa da falta do MÍNIMO..., que foi onde eu comecei com o professor Olavo, mas o IMBECIL também vai lhes dar um excelente escopo de a que ponto nós chegamos e o que virá ainda por aí. A série de textos e artigos que o professor colocou neste volume irão sanar o status quaestionis de muitos assuntos e dar uma base mínima para que vocês entendam o estado de coisas. Tem que ler.
https://livraria.seminariodefilosofia.org/o-imbecil-coletivo
-
Depois tem A ARTE DE ESCREVER. São dicas preciosas do senhor Antoine Albalat sobre como escrever em 20 lições sucintas, você pode até ler uma por semana e praticar em cima. O Allan sempre destaca a necessidade que temos de documentar a nossa história para não deixar a esquerda ter o monopólio da narrativa e do discurso, e saber escrever bem é primordial para isso. Aqui o Antoine fala sobre texto narrativo, concisão, originalidade, observação direta, enfim, coisas que depois podem ser aprofundadas por todos, mas neste livro o autor dá fundamentos sólidos para que vocês possam começar. Funcionou para mim, então estou recomendando.
https://livraria.seminariodefilosofia.org/a-arte-de-escrever-ensinada-em-20-licoes
-
Vou recomendar outro do Olavo, este eu acho muito importante. Trata-se de ARISTÓTELES EM NOVA PERSPECTIVA. Primeiro porque você não precisa ter lido Aristóteles para ler este livro, muito embora deva começar a pensar na ideia após a leitura. Segundo porque o Olavo explica no detalhe aqui a teoria dos Quatro Discursos. Isso é essencial, porque a gente tem que pegar esse hábito de saber com que pessoas nós estamos nos comunicando e dessa forma saber nos comunicar bem com elas. Aqui o Olavo vai falar sobre discurso poético, dialético, retórico e analítico, o que é cada um deles, como e quando usar, enfim, basicamente vocês irão trabalhar aqui o processo geral de convencimento das pessoas sobre as coisas. É de suma importância saber isso. Olavo não falava palavrão no YouTube à toa. Ele sabia o que fazia. Tanto sabia, que hoje eu estou aqui falando com vocês, então tratem de ler e compreender bem esse livro.
https://livraria.seminariodefilosofia.org/aristoteles-em-nova-perspectiva
-
Se você já leu tudo isso e quer um aprofundamento maior na organização da sua vida de estudos e das suas ideias como um todo, eu recomendo a seguir A VIDA INTELECTUAL, do Padre Sertillanges. Um livro tão maravilhoso e tão abençoado que eu não o uso somente para me organizar os estudos, mas também para absorver conselhos práticos para minha própria vida pessoal. É um livro indispensável que qualquer um que leve os estudos a sério tem que ter na cabeceira.
https://livraria.seminariodefilosofia.org/a-vida-intelectual
-
Por último, uma recomendação que caiu na minha mão por causa do próprio Allan dos Santos. O TOLO E SEU INIMIGO, do Jeffrey Nyquist. Eu nunca esqueço o Boletim da Manhã do Terça Livre em que o Allan estava recomendando essa leitura, tendo inclusive o livro na mão e lendo um trecho dele em voz alta. Foi em 2019. Aquilo me capturou a atenção de uma maneira tal que eu me senti compelido a ir atrás do livro e do próprio analista político americano. Ele inclusive resolveu me procurar no Facebook quando viu que eu seguia o Allan e mais tantas outras personalidades da direita brasileira. Além de ter conversado com ele pelo messenger e visto a pessoa amável que é, fiquei pessoalmente impressionado pela sua inteligência e perspicácia em descrever a realidade. Esse livro do Nyquist vai dar a todos vocês um complemento altamente necessário ao IMBECIL COLETIVO do Olavo, e vai falar de forma sucinta sobre os problemas e desgraças que acometem o mundo moderno, dando foco no problema da Nova Ordem, da Nova Religião, traçando um histórico detalhado sobre a infiltração Comunista nos EUA, enfim, dando bases sólidas e fortes para que os leitores saibam explicar o mundo. E isto é extremamente necessário, porque se você não souber fazer isso, não vai conseguir avançar muito e nem ajudar ninguém.
https://livraria.seminariodefilosofia.org/o-tolo-e-seu-inimigo
Dessa forma, eu me despeço por agora e deixo vocês com essas indicações. Vejam, novamente reiterando, isso não é uma receita de bolo a ser seguida. É somente algo que deu certo pra mim e por isso estou repassando. Se alguém está procurando por uma base para começar, talvez esse norte que eu dei lhes ajude em alguma coisa. Fato é que temos que começar de algum lugar, então espero que essas dicas sejam de grande ajuda.